Categories TOP NEWS

Mundial de Asa Delta: Gricar vence penúltima prova e Ploner sustenta a liderança

Diferença entre o líder Alessandro Ploner e o segundo colocado, o tcheco Petr Benes, cai para apenas 6 pontos

O oitavo dia de competições do Campeonato Mundial de Asa Delta registrou a prova mais difícil da 21ª edição . Nenhum piloto conseguiu alcançar o goal (ponto final da tarefa) definido pela organização, com 121 km entre Formosa (GO) e a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Quem chegou mais próximo do êxito foi o alemão Primoz Gricar, voando 106 km e somando 906 pontos. O top 3 desta quinta-feira (17) teve dois australianos empatados, Josh Woods e Jonny Durand, ambos percorrendo pouco mais de 101 km, e somando 894 cada.

Mesmo garantindo a liderança após oito provas, o italiano Alessandro Ploner (6.986 pontos) viu sua folga cair de 13 para apenas seis pontos para Petr Benes (6.980), da República Tcheca. Enquanto Petr terminou o dia em nono lugar e somou 872 pontos, Ploner foi o 14º colocado, com 865. Terminando à frente dos dois primeiros colocados, o atual campeão mundial Christian Ciech (6.969) foi o oitavo e somou 873 pontos, agora a 11 do vice-líder e 17 de seu compatriota Ploner. Empatado em nono lugar com Benes, o tcheco Dan Vyhnalik segue em quarto, com 6.927.

Se a disputa pelo título individual está bastante acirrada e quatro pilotos, dois italianos e dois tchecos, têm chances de garantir o título mundial nesta sexta-feira (18), na competição por seleções a diferença entre Itália e República Tcheca também diminuiu. Os liderados por Ploner e Ciech viram a folga cair de 408 pontos para 335, com 20.652 pontos para a “azzurra” e 20.317 para os tchecos.

Apesar de nenhum dos pilotos inscritos no Mundial de Asa Delta ter conseguido chegar na Esplanada dos Ministérios, um membro da organização conseguiu atingir o feito. Trata-se do norte-americano Mitch Shipley, representante da FAI (Federação Aeronáutica Internacional). A única diferença do feito de Mitch é que o membro da comissão técnica voou diretamente para a Capital Federal, em cerca de 70 km, enquanto os pilotos tiveram que passar por pontos definidos pelos organizadores, a fim de totalizar os 120 km da tarefa do dia.

“O dia foi realmente difícil, a começar que não era possível se manter muito alto, mas, sim, conseguir voar. Tive que ter muita paciência e fiquei voando por cerca de uma hora a mais do que os pilotos, ou seja, eu consegui chegar por isso, porque saí antes. Após dois terços do caminho, eu já os vi chegando próximos a mim, cerca de 50 deles. Mas a altitude deles não era o suficiente. Eu pousei por volta das 17h e eles tiveram que pousar pelo caminho”, contou Mitch.

“O que eu fiz hoje (nesta quinta-feira) foi voar o trajeto até Brasília, sem precisar passar pelos pontos, como os pilotos fizeram. Eu decolei e vim direto, o que foi bem mais fácil”, destacou o representante da FAI. “Minha função na competição é verificar se as regras estão sendo seguidas, se os pilotos estão recebendo o devido tratamento e que tenhamos uma competição divertida e segura para todos participantes”, finalizou o californiano.

Arena do Mundial – No gramado, em frente ao Museu da República, em Brasília, está montada a Arena do Mundial de Asa Delta, onde dá para ver bem de perto os pilotos pousando. O local oferece uma estrutura especial com Dj’s e diversas atrações gratuitas disponíveis para a criançada, como: simulador de asa delta; tirodelta – tirolesa + asa delta; cama elástica; e muro de escalada. A Arena funciona nesta sexta-feira (17), a partir das 15 horas até o por do sol, e encerra as atividades no início da noite de sábado (19), dia da premiação do evento, marcada para às 10h da manhã na Esplanada.

Corrida especial no sábado – Mesmo com o término do Mundial de Asa Delta de 2017 no fim da tarde desta sexta, quem for à Esplanada dos Ministérios no sábado (19) para curtir a Arena do Mundial não perderá a viagem. Isso porque durante a tarde será realizada a Race To Esplanada, evento promocional de encerramento do Mundial. Diferente da competição internacional, na Race To Esplanada os parapentes se juntarão às asa deltas, para voarem diretamente para Brasília, cerca de 75 km. Assim, o espetáculo estará garantido. Os voos terão início às 12h no Vale do Paranã, em Formosa, e o primeiro a chegar na Esplanada dos Ministérios, em cada uma das duas modalidades, receberá uma premiação de R$ 1.000. A previsão de chegada dos pilotos é entre 15h e 17h na Capital Federal.

Vídeo-release – A organização do Mundial de Asa Delta disponibilizou um vídeo-release com 5 minutos de belas imagens dos cinco primeiros dias de competição. Para acessar o conteúdo, basta fazer download do WeTransfer: https://we.tl/unnNFM67hl. Os créditos são obrigatórios para Fábio Thomaz. O vídeo mostra imagens das asas prontas para o voo e a realização de algumas decolagens, vista aérea da rampa do Vale do Paranã, reunião de briefing técnico com organização e participantes, voo de um piloto sobre a área da rampa e as aterrissagens na Esplanada dos Ministérios, na Capital Federal.

Mais resultados – Os resultados divulgados acima são extra-oficiais. Para conferir as pontuações e classificações de todos os participantes do Mundial de Asa Delta, individuais e por equipes, basta acessar o endereço: http://eventos.cbvl.esp.br/pt/21-fai-mundial-de-asa-delta-brasilia-2017#resultados. As informações completas dos inscritos, programação, tempo real (live tracking) e demais informações também estão disponíveis no site.

Os países – Após a confirmação das inscrições realizadas entre domingo (6) e segunda-feira (7), 26 países participam do 21º Campeonato Mundial de Asa Delta de Brasília: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Japão, Liechtenstein, México, Noruega, Nova Zelândia, Paraguai, República Tcheca, Suécia, Suíça e Venezuela.

O local das decolagens – Localizada a 92 km da Capital Federal, a cidade goiana de Formosa conta com uma rampa a cerca de 1.000 metros de altitude e, por possuir clima seco e vento constante, atrai atletas brasileiros e estrangeiros praticantes do esporte, recebendo anualmente, desde 1984, uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Asa Delta. No ar, a distância de um voo direto é de 73 km, mas como o percurso da prova passa por pontos obrigatórios (tasks) os pilotos voam de 90 a 150 km, de acordo com os pontos escolhidos pelos organizadores. Este trajeto é definido de acordo com a previsão meteorológica do dia de cada etapa.

O Campeonato Mundial de Asa Delta tem como patrocinador máster Caixa e o Governo Federal. O evento conta com os apoios de Gollgi, Governo de Formosa, CONFAE, Secretaria do Esporte e Lazer de Brasília, Museu Nacional, Secretaria de Cultura, Aeroporto de Brasília, Força Aérea Brasileira (FAB), Bombeiros de Goiás, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Rádio Transamérica, Home – Hospital Ortopédico e Medicina Especializada, Sportfisio, Super Ar – Escola de Voo Livre, Sol Paragliders e o Grupo Voe Tur, como a agência oficial de turismo. É uma realização da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Confederação de Aerodesporto Brasileiro (CAB), em uma produção da Zenith Marketing.

Serviço:
Campeonato Mundial de Asa Delta
Data: 6 a 19 de agosto
QG da Organização: Área externa do Museu Nacional, Brasília (DF)
Local dos voos: Rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO)

Programação:
Competição: Entre 9 a 18/08
Premiação e cerimônia de encerramento: 19/08 às 10h no QG

Mais informações:
Site: http://www.brasilia2017.com.br/
Facebook: www.facebook.com/Brasilia2017

Assessoria de imprensa local:
70 Mil Assessoria e Consultoria
Taíssa Costa / Adriana Nasser
E-mail: 70mil@70mil.com.br
Tel: 061 9.8415-4104 (Adriana) e 061 9.8372-9988 (Taíssa)

Assessoria de imprensa nacional:
ZDL Sports
Gustavo Coelho / Doro Jr. – Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br
Facebook: ZDL Comunicação
Instragram: www.instragam.com/ZDLSports
Twitter: twitter.com/ZDLcomunica

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

About the author